sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

NOSSAS PROCISSÕES






AS PROCISSÕES DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS E DE SÃO SEBASTIÃO(Patrimônio Imaterial das COISAS DE FLORÂNIA)


As procissões de FLORÂNIA, em especial a de encerramento da Festa de Nossa Senhora das Graças e de São Sebastião, transparecem um significado intenso para o povo floraniense fiel em suas crenças, que materializam em reza, orações, pedidos, agradecimentos, cânticos e suor a caminhada do Povo de Deus rumo à casa do Pai. Diante dessa manifestação de FÉ, resta, aos que não podem fazê-la, um profundo olhar de contemplação. Essa caminhada torna-se a representação simbólica dos passos de Jesus que igualmente percorreu, em procissão, as ruas estreitas de Jerusalém rumo ao calvário, nos presenteando com a salvação completa da humanidade.


Por Junior Galdino


Você Sabia?


Na Bíblia, no Antigo Testamento são relatados diversas procissões: (Josué 3,5-6, Números10, 33-34, Josué 6,4, Josué 3,14-16, Êxodo 25, 18-21, Josué 4, 4-5, Josué 4,15-18)


 

Um comentário:

  1. adalgiza batista3 de abril de 2011 11:45

    nossa!faz muito tempo q não participo de procissão em florânia,eu gostava muito quando era a festa de n.s. das graças q minha mãe nos levava para as procissões, na época eu não entendia bem o significado mas eu via mamãe caminhando e rezando com tanta alegria e fé que não me deixava duvida alguma aquela caminhada era uma coisa boa, então eu cantava com a mesma alegia que ela.

    ResponderExcluir