sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A ORIGEM DA PALAVRA FLORÂNIA

No seu livro Nomes da Terra, Câmara Cascudo nos revela e reafirma o que os nossos antepassados falavam sobre o porquê de ROSSARUBU.


VOSSURUBU: - Nome primitivo da cidade de Florânia. Rossaurubu, Vossaurubu, Roça do Urubu, Flôres do Vossurubu. Provirá de ibu-ça-rubú, olho-d’água do urubu.


“Chamava-se da localidade “ROÇA DO URUBU” e em 1865 “FLÔRES DO VOSSURUBU”. O Distrito de Paz menciona “POVOAÇÃO DE FLÔRES” em agosto de 1873. A Lei n°. 16, de 16 de março de 1835, criando o município do Acari, oficializa a grafia: - ROSSARUBU. A insistência do vocábulo “Urubu”, Passaribu, Roça do Urubu, Vossurubu, provém do fato de dormirem os urubus nos serrotes, ao nascente à margem do Riacho Capim-açu”, anotou Nestor Lima. O urubu denomina muito acidente geográfico pelo Seridó. É uma tradição onomástica em nada pejorativa...A razão do nome FLÔRES, informa Nestor Lima: - “Já a esse tempo, (1886 mas será 1865), chamavam FLÔRES ao lugar, devido à quantidade de plantas conhecidas como “Rainha do Prado”, espécie de bugi vermelho, que ali era abundante e dizem que cobria todo o local onde se acha edificada a cidade. Trata-se da flor Aristida pallens, Cav. O autor da mudança de FLÔRES para FLORÂNIA foi Nestor Lima.




Manuel Dantas explicou o topônimo com a graça do seu estilo comunicativo e leve: “Povoou-se, num ângulo formado pelas Serras do Periquito e do Livramento, uma região cujo nome indígena ainda hoje sofre disputa: Vossurubu dizem uns; Rossaurubu, dizem outros. Como quer que seja, a terminação urubu não agradava muito aos habitantes, pela idéia que despertava dos hábitos da conhecida ave agoureira. Um com dia, aperceberam-se da paisagem das várzeas cobertas de mufumbais, com flôres odorantes, das jitanas e outras plantas que as transformavam num lençol de verdura, com a mais linda policromia. E o nome de FLÔRES foi dado ao povoado e ao município.”


Por Junior Galdino



Nenhum comentário:

Postar um comentário