terça-feira, 12 de julho de 2011

FLORÂNIA - ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA(2º Fascículo)

O Blog Coisas de Florânia compromissado com o SABER COLETIVO das nossas coisas lança em primeira mão a categoria FLORÂNIAHistória, Geografia e Aspectos Políticos-Culturais.


Essa categoria é subdividida em vários fascículos, tornando de fácil acesso uma pesquisa mais profunda sobre o município de Florânia/RN.


Nesse segundo “fascículo virtual” abordaremos o contexto geográfico regional e local, tendo por relevância a ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e a LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA do município.


Ao término das postagens desses fascículos disponibilizaremos as referências bibliográficas utilizadas nessa categoria e todos os fascículos em formato de mídia PDF.


FLORÂNIA


História, Geografia e Aspectos Políticos-Culturais.


Por Junior Galdino


ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO SERTÃO POTIGUAR (SÍNTESE)


Pela divisão regional do Brasil, o Estado do Rio Grande do Norte integra a macrorregião do Nordeste, área do território nacional com cerca de 1,5 milhão de Km², dividida em sub-regiões (Zona da Mata ou Litoral, Agreste, Sertão e Meio Norte) decorrentes de características naturais e sócio-econômicas.


O Estado do Rio Grande do Norte é composto por três sub-regiões do Nordeste, respectivamente: Zona da Mata ou Litoral, Agreste e Sertão.


O Estado encontra-se dividido em quatro mesorregiões e dezenove microrregiões geográficas, abrangendo 167 municípios. Logo, as mesorregiões geográficas constituem o macroespaço estadual, sendo identificados a partir da análise do processo social, quadro natural e atividades econômicas.


MESORREGIÃO CENTRAL POTIGUAR



Encontra-se localizada na porção central do Estado e reúne às microrregiões de Macau, Angicos, Seridó Ocidental, Seridó Oriental e SERRA DE SANTANA, a qual o município de Florânia está inserido.


Sua organização espacial reflete uma estrutura econômica primária com atividades tradicionais, caracterizadas pela criação extensiva de gado, agricultura de subsistência (feijão, milho, mandioca) e desenvolvimento da cultura do algodão, responsável, desde o século XIX, pela reorganização do espaço regional, já que possibilitou o crescimento de cidades importantes como Caicó, Currais Novos e Angicos.


LOCALIZAÇÃO - Coordenadas Geográficas

Latitude: 06° 07' 37" Sul

Longitude: 36° 49' 04" Oeste

Área territorial: 504,022 km², equivalente a 0,96% da superfície estadual.

Altitude da Sede do município: 315 metros

Unidade Federativa: Rio Grande do Norte

Mesorregião: Central Potiguar

Microrregião: Serra de Santana




MUNICÍPIOS LIMÍTROFES

Norte: Santana do Matos

Sul: Cruzeta, Acari e Caicó

Leste: Tenente Laurentino Cruz e São Vicente

Oeste: Jucurutu



LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA



Localização de Florânia no Brasil. (mapa acima)



Localização de Florânia no Rio Grande do Norte. (mapa acima)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário